March 10, 2017
March 3, 2017
February 27, 2017
Posts Recentes
Posts Em Destaque
A Igreja como sinal de Salvação
September 17, 2016

Há uma dificuldade e uma resistência por parte daqueles que não professam a fé católica em aceitar que a Igreja recebeu do próprio Senhor uma missão. Essa missão é “ser sinal e presença Dele no mundo”, e continuar o que Ele iniciou: o projeto de salvação. Sinal esse que aponta para além Dele mesmo, para algo maior.
Assim é a Igreja. Ela sinaliza, aponta para o caminho, que é o céu. Esse caminho foi revelado pelo próprio Jesus Cristo (Jo 14, 6b). Ele mesmo se tornou esse caminho que nos levará à salvação, ao encontro definitivo com Deus. Portanto, se dizemos que a Igreja é sinal de Jesus Cristo, afirmamos que sua missão é seu fundador.
Quando Jesus enviou a Igreja em missão, Ele dela necessitou para, por meio do anúncio do Evangelho, transmitir o projeto salvífico do Pai, que é a salvação de toda a humanidade. Ele mesmo deixou o mandato de ir “por todo mundo, proclamai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15). Nesse anúncio, ela não só é sinal para Jesus, mas também é sinal de Jesus, quando ela consegue ser instrumento de unidade dos homens entre si e com Deus.
A Igreja deve apresentar-se ao mundo deixando a marca da pequenez. Ela deve lembrar-se constantemente do seu papel no projeto divino de salvação: ser sinal, e não debruçada sobre seu próprio poder e engrandecimento. Ela deve ir ao mundo sempre resistindo à tentação da vaidade e vanglória. Não é a ela que os homens se devem converter, mas ao Senhor Jesus.
Nós, como membros do Corpo Místico de Cristo, devemos atualizar a orientação da Virgem Maria, que foi para toda a Igreja: “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5).
Evangelizar constitui, de fato, a graça e vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Se ela deixasse de evangelizar, de anunciar e dilatar o Reino, deixaria de ser sinal de Cristo e da causa de Cristo. Essa é uma realidade da Igreja que nos alegra: ser sinal, de Cristo e do Reino.
Temos acompanhado os escritos do Papa Francisco, e percebido o quanto o Espírito Santo o tem inspirado para falar sobre a missão da Igreja. Ele tem insistido em convidá-la a assumir a primeira missão dada por nosso Senhor Jesus Cristo, que é a de evangelizar. O Papa nos ensina sobre esse anúncio, o Querigma, um anúncio forte, que é designado primeiro pela qualidade que ele porta, pois é o anúncio principal que apresenta Jesus Cristo como princípio, fim e razão de nossas vidas.
Para o Papa, “anunciar Cristo significa mostrar que crer n’Ele e segui-lo não é algo apenas verdadeiro e justo, mas também belo, capaz de cumular a vida de um novo esplendor e de uma alegria profunda, mesmo no meio das provações” (Evangelli Gaudium, 167).
Em tempos atuais, é urgente que voltemos o nosso olhar para as necessidades do mundo e das pessoas, e nos perguntarmos se, enquanto Igreja, estamos sendo um sinal de Jesus Cristo, do seu amor, da sua misericórdia e de sua paz.
Por Jean Carlos - Consagrado Obra Nova do Coração de Maria


