March 10, 2017
March 3, 2017
February 27, 2017
Posts Recentes
Posts Em Destaque
Aos pés de Jesus
September 19, 2016

Depois disso Jesus passou para a outra margem do mar da Galiléia, também chamado Tiberíades. Uma grande multidão o seguia, porque tinham visto os sinais que ele operava nos enfermos. Por isso, Jesus subiu a montanha e aí se assentou com os seus discípulos. Era pouco antes da Páscoa, que é a festa dos Judeus. Ora, tendo levantado os olhos, Jesus viu uma grande multidão que acorria a ele. Ele disse a Filipe: 'Onde compraremos Pães para que tenham o que comer?' Falando assim, ele o punha à prova, pois bem sabia o que ia fazer. Filipe lhe respondeu: 'Duzentos denários de pão não bastariam para que cada um recebesse um pedacinho.' Um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, lhe disse: 'Há aí um rapaz que possui cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isso para tanta gente?' Jesus disse: 'Fazei-os sentar.' Havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, portanto; e eram cerca de cinco mil. Então Jesus tomou os pães, deu graças e os distribuiu aos convivas. Fez o mesmo com os peixes; deu-lhes quanto desejavam. Quando ficaram saciados, Jesus disse aos seus discípulos: 'Recolhei os pedaços que sobraram, de modo que nada se perca.' Eles os recolheram e encheram doze cestas com os pedaços dos cinco pães de cevada que sobraram aos que tinham comido. À vista do sinal que Ele acabava de realizar, esses homens disseram: 'Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo.' Mas Jesus, sabendo que viriam pegá-lo para fazê-lo rei, retirou-se de novo, sozinho, para a montanha”. (Jo 6, 1-15).
O povo estava sentado no deserto, cansado e com fome. Jesus se compadeceu do povo; não queria dispensá-los mas também não queria que eles viessem a desmaiar de tanta fome.
Assim como o povo que seguia Jesus, percebo que, em alguns momentos, é preciso estarmos sentados aos pés de Jesus para que o milagre aconteça. O povo estava atrás de Jesus; seguiam Jesus porque encontraram n'Ele o bem maior. Estavam com fome ... Fome de justiça! Estavam cansados ... Porém, continuavam seguindo Jesus; não eram um povo estático. Não tinham forças para continuar, mas continuavam. A sua esperança era Jesus.
Estar sentado na montanha, nesse sentido, não quer dizer que as pessoas estavam paradas esperando o milagre sem nada terem feito. Não! Quer dizer que naquele momento, era preciso que estivessem sentados para que o milagre acontecesse.
Apresentar a Jesus cinco pães e alguns peixes significa que, por mais que tenhamos bens materiais nessa vida terrena, isso não é nada diante daquilo que Deus tem para nós, e que quer nos dar da sua grande riqueza. Chega um momento em que é preciso sentar aos pés de Jesus e esperar mesmo o milagre acontecer. Chega o momento em que é preciso apresentar a Jesus a nossa pobreza espiritual e material. Se continuarmos a andar, desmaiaremos pelo meio do caminho. Esse é o momento em que Jesus se compadece de nós, e realiza o milagre, porque estamos ali diante d'Ele, desprovidos de tudo: sem casa, sem comida, sem amigos – simplesmente com fome, mas sentados aos seus pés. Isso é o que importa ... É o mais importante! Quando chegamos ao limite das nossas forças, e parece que chegou o nosso fim, é exatamente nesse momento que precisamos apresentar a Jesus aquilo que de fato somos: NADA! Sem a sua graça, o que podemos? Em quem podemos depositar a nossa confiança?
Em nossas vidas, somos acostumados a ter poder, a decidir sozinhos, a mostrar ao mundo o quanto temos capacidades, poderes. Também queremos que as coisas estejam sob os nossos pés quando nos encontramos impotentes, fracos sem poderes para realizar os nossos sonhos ... O que nos resta?
Podemos escolher nos esconder atrás do nosso orgulho, mostrando que não fomos atingidos pela nossa própria impotência e fragilidade, ou acreditar e assentar-se aos pés de Jesus esperando o milagre acontecer. Esse milagre pode também não ser do jeito que esperamos, porque o Senhor terá sempre algo melhor e bem maior para nós. Portanto, se você está cansado, triste e desapontado experimente sentar-se aos pés de Jesus, e tomar do alimento que Ele nos oferece a cada dia.
Por: Marli Maria


