Vocacional Obra Nova

O QUE É O VOCACIONAL OBRA NOVA?

Segundo as Sagradas Escrituras: “antes de tudo ser criado, o desejo de Deus era que fossemos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, e assim vivermos segundo a sua vontade” (Ef 1,5).

 

Fazer um caminho vocacional é descobrir qual o plano de Deus para minha vida, não buscando de uma forma exterior, imediatista, mas a partir de nós mesmos.

Deus no seu infinito amor nos criou como seres humanos, ou seja, dotados de inteligência, com uma identidade própria, com personalidade, sonhos, anseios, desejos e vontades.

“Sabemos que todo o ser do homem deve levá-lo a querer Deus, já que no coração do homem está inscrito o desejo de Deus. Só em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar” (CIC 27).

Sendo assim é muito importante que levemos em consideração a necessidade de descobrirmos a vida pessoal de cada irmão para melhor acompanhá-lo. Já que o discernimento vocacional necessita da revelação do próprio eu.

Tentaremos nesses encontros vocacionais propor um caminho de descoberta, caminho esse necessário para aqueles que procuram descobrir a vontade de Deus para suas vidas; vontade essa que é garantia de felicidade.

O acompanhamento vocacional, não é um curso. É um processo de acompanhamento e um primeiro discernimento da vocação do irmão que se sente chamado a viver o Carisma Obra Nova. Ele deve levar a pessoa a ter consciência de suas motivações fundadas no amor de Deus e no desejo de entregar-se pelo reino. Não queremos assim discernir se a pessoa tem ou não o carisma, mas se tem as motivações e qualidades adequadas para abraçar a Vocação, mesmo que estas necessitem ser ainda amadurecidas.

Para participar ativamente do acompanhamento vocacional é necessário abandono e confiança naqueles que o acompanham. São pessoas que Deus confiou como seus instrumentos para lhe orientar, mostrar o caminho mais seguro, porque um dia essas pessoas também trilharam esse caminho.

Vocacional Obra Nova do Coração de Maria